As doenças da tireoide acontecem, principalmente, quando os hormônios dessa glândula estão em falta ou em excesso. Da mesma forma, podem ocorrer tumores na região. A tireoide é uma glândula localizada na região do pescoço, responsável por ajudar a regular o metabolismo e trazer equilíbrio ao organismo. Sua atuação influencia funções como frequência cardíaca, temperatura do corpo e transformação dos alimentos ingeridos em energia.
Saiba mais sobre as doenças da tireoide:
Hipotireoidismo congênito:
provocado pela incapacidade da glândula tireoide do recém-nascido em produzir quantidades adequadas de hormônios tireoidianos, gerando uma redução generalizada dos processos metabólicos. Quando não diagnosticada nas duas primeiras semanas de vida, a condição pode causar lesões neurológicas, levando ao retardo mental grave.
Hipotireoidismo adquirido:
desenvolve-se após o nascimento, geralmente em uma época mais tardia na infância ou na adolescência. A condição costuma estar associada à tireoidite de Hashimoto, doença autoimune que afeta as células da glândula tireoide, provocando inflamação crônica e redução na produção do hormônio da tireoide.
Hipertireoidismo:
aumento da produção do hormônio da tireoide. O quadro pode acelerar as funções corporais, ocorrendo em um feto ou bebê em desenvolvimento, durante a infância e também na adolescência. Casos infantojuvenis costumam estar associados à doença de Graves – problema autoimune que provoca a hiperatividade da tireoide. Nódulos tireoidianos: massas de tecido tireoidiano que cresceram ou cistos cheios de líquido na glândula. Na maior parte das vezes, as lesões são benignas, porém é preciso monitorá-las. Sua remoção também pode ser necessária, quando os nódulos são grandes ou causam problemas para engolir e respirar.