Tumores ovarianos, testiculares e suprarrenais

Os tumores ovarianos podem compreender os cistos simples de ovário, que compõem as massas ovarianas mais frequentemente encontradas na infância e adolescência. São considerados normais quando têm menos de três centímetros de diâmetro. Os cistos podem evoluir com dor, desenvolvimento de características sexuais secundárias precoces e ruptura, demandando até a realização de cirurgia.

Já os tumores testiculares são tipos raros de câncer, podendo afetar a bolsa escrotal. Os principais sintomas são aumento do volume de um dos testículos, incômodo na região, presença de nódulo duro, dor na parte baixa do abdômen e aumento ou sensibilidade dos mamilos. Na maioria dos casos, a doença pode ser tratada, mesmo diante de metástases. A terapia pode incluir cirurgia, quimioterapia e radioterapia.

Os tumores suprarrenais também são tipos raros de câncer. O diagnóstico costuma ocorrer após suspeita por produção excessiva de hormônios andrógenos e de cortisol ou, em alguns casos, presença de massa abdominal palpável. A cirurgia com ressecção completa costuma ser o tratamento mais indicado para essas lesões.

Compartilhar: